Sem uma limpeza adequada, as cortinas e persianas são verdadeiros acumuladores de ácaros, poeira e germes. No quarto, na sala ou no escritório, elas podem se tornar um verdadeiro proliferador de doenças.
Dizem que as cortinas surgiram no Oriente e foi na Europa que elas ganharam mais espaço. Eram feitas de tecidos importados, mais finos e tidas como peças de decoração da realeza na época do Renascimento. Desde a antiguidade até hoje, as cortinas trazem charme e leveza ao ambiente.
Já as persianas surgiram no Egito e sua principal finalidade era, e ainda é, reduzir a incidência de luz no ambiente. Os materiais de fabricação da persiana são mais rústicos, atualmente utiliza-se alumínio, madeira e PVC. Entre as principais vantagens das persianas podemos destacar: o controle na passagem de luz através de suas lâminas, elas podem ser motorizadas (acionadas por controle remoto) e ficam imperceptíveis no ambiente quando são totalmente recolhidas.
Para mantê-las impecáveis, o ideal é fazer uma boa limpeza ou lavagem a cada seis meses e a manutenção, pelo menos, a cada 10 dias. Tanto as cortinas como as persianas podem ser danificadas e perder suas formas se você não tiver cuidado na hora de limpá-las. Acompanhe alguns truques e cuidados que vão te ajudar nesta tarefa.
Cortinas
Passe o aspirador, a cada 10 dias, para eliminar o pó. Para realizar a lavagem é preciso observar o tipo de tecido e sempre seguir as instruções do fabricante. Geralmente esta tarefa pode ser feita a cada seis meses, porém, em ambientes úmidos essa frequência precisa ser maior. Na lavagem em máquinas o ideal é envolver a cortina em um saco apropriado, isso irá prevenir o desgaste.
Persianas
A maioria das pessoas prefere a lavagem a seco. No entanto é possível fazer uma boa limpeza em casa e sem muita dificuldade, seja qual for o material da persiana.
Você pode começar espanando as persianas (sempre de cima para baixo) e, dependendo do material, usar um aspirador de pó (no caso das persianas em tecido só o uso do aspirador já é suficiente).
Para iniciar a atividade encha um balde com água limpa e outro com água morna e adicione uma colher de detergente neutro. Molhe a esponja no balde de água com sabão e passe sobre a persiana. Você pode dividir a limpeza por partes até que seja concluída. Depois, mergulhe a outra esponja num balde com água limpa e remova a espuma. Em seguida pegue uma toalha limpa para secá-la. Tenha cuidado nesta última etapa para que não fique nenhuma mancha ou marca.
Não se esqueça de manter a corrente da persiana livre de sujeira. Isso é muito importante para evitar que ela se danifique.