O mês de março está só começando e junto com ele vêm às chuvas e o calor, o que torna muito comum o aparecimento de mofo em algumas partes da casa.
Viver em um ambiente com umidade e mofo é perigoso para a saúde, podendo agravar doenças como a asma e ainda transmitir bactérias que causam infecções.
Estes riscos são ainda maiores em idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.
O primeiro passo para se livrar desses problemas é ter uma casa bem arejada e limpa. Por isso, é indicado que se evite o acúmulo de objetos, além dos tapetes e cortinas.
Acompanhe alguns truques para remover e evitar o mofo:
Em estofados
Passe o aspirador de pó por toda a superfície do estofado. Se necessário, utilize uma escova macia para tirar a sujeira. Você também pode preparar uma solução com partes iguais de vinagre branco e água para pulverizar o estofamento.
Leve o móvel para fora da casa e deixe-o no sol por algumas horas.
No armário
Ferva um litro de vinagre com um pouco de água, coloque em um recipiente e deixe no armário por três horas. Prepare também uma mistura de água sanitária com água comum e passe nos locais que possuem manchas. E, por último, mantenha as gavetas e portas do armário abertas alguns minutos do dia.
Nas paredes
Fique atento às infiltrações que podem aparecer em sua casa e, quando isso acontecer, tente resolver o mais rápido possível. Para as paredes que já estão manchadas, prepare uma mistura de água sanitária com água comum e passe nos locais atingidos utilizando uma esponja. Em seguida, enxague esta esponja e passe novamente sobre a parede.
Nas roupas
Ninguém gosta de vestir uma roupa cheirando a mofo. Para que isso não aconteça, evite armazená-las em sacos plásticos. No caso de mofo em roupas brancas, deixe de molho em água sanitária. Já as peças coloridas devem ser umedecidas com suco e limão e depois enxaguadas.